História do Clube

Fusão para escapar da crise!
Enschedese Boys
Na cidade de Enschede existiam dois clubes, o Sport Club Esnchede fundado em 1910 (e com uma Eredivisie conquistada em 1926), e o Enschede Boys, de 1907. Havia uma grande rivalidade ente os dois clubes, daquelas em que se pensar numa possível fusão era quase uma heresia! No entanto com a crise financeira da década de 1960 os dois clubes se viram forçados a juntar forças. Inicialmente nenhuma das partes concordou com a ideia da junção, mas uma Comissão Independente de Futebol criada pela prefeitura de Enschede mostrou as duas partes que o único jeito para que o futebol profissional se mantivesse na cidade era união dos antigos rivais.
Sportclub Enschede
No dia 11 de Fevereiro de 1965 deram o nome ao clube que surgiria de FC Twente ’65. Dois meses depois no dia 13 de Abril SC Enschede e Enschede Boys votam a fusão, que e aprovada por 324 votos a favor, contra 214. E finalmente no dia 1° de Julho de 1965, era oficialmente fundado Football Club Twente Enschede 1965. Porem os clubes só fundiram os departamentos profissionais de futebol. Tanto SC Enschede quanto Enschede Boys existem hoje de forma amadora.

Inicio Empolgante!
Mesmo com as dividas atormentando o recém-criado clube, os Tukkers conseguem um bom desempenho na nossa primeira temporada na Eredivisie (1965/66) terminando com um honroso 11° lugar. No entanto as dividas de mais de 1 milhão de Florins forçaram a criação de uma comissão para manter a organização do clube e como primeira medida foi a contratação de um técnico, Kees Rijvers foi o escolhido. Rijvers que havia sido jogador de futebol, jogando muito tempo de sua carreira no NAC Breda e no Futebol Frances.
Sob o comando de Kees Rijvers apareceram muitos bons jogadores como Epi Drost “Mr. FC Twente”, Theo Pahlplatz, Dick van Dijk, Kick van der Vall, Kees van Ierssel entre outros. A equipe começa a criar corpo e uma identidade terminando a Eredivisie 1966/67 em 8° lugar. E ganha folego com a venda de Spasejo Samardciz para o Feyenoord que rendeu aos cofres do FC Twente meio-milhão de Florins. E pouco a pouco as incertezas de dividas foram dando lugar à existência de um clube solido chamado FC Twente.
Jan Jeuring disputa a bola com o
adversário.
As temporadas seguintes mostrariam a rápida ascensão da equipe. Com a chegada de novos jogadores, principalmente do goleiro Piet Schrijvers em 1968 vindo do DWS Amsterdam, os Tukkers mostram força e logo na temporada 1968/69 o time consegue um impressionate 3 ° lugar com boas revelações de jogadores como os atacantes Johan Zuidema e Jan Jeuring (2° Maior artilheiro do clube com 104 gols) e os irmãos Rene e Willy van de Kerkhof.

Grandes Momentos!
Na temporada 1973/74 o Twente consegue o  vice-campeonato da Eredivisie, disputando com o Feyenoord ate a ultima rodada, quando as equipes se enfrentaram num jogo de grandes emoções! O Feyenoord de Wim Janssen e Willem van Hanegem venceu por 3 – 2, um resultado frustrante, é verdade, mas que rendeu a valiosa vaga para a Copa UEFA (Atual UEFA Europa League) da próxima temporada.
A vaga para competição internacional resultou num dos melhores momentos da historia deste clube. O vice-campeonato da Copa UEFA de 1974/75. Após uma campanha com vitorias contra o Dudka Praga – Tchecoslováquia (oitavas-de-final) e Juventus na semifinal, infelizmente o time parou na final contra o Borussia Monchengladbach da Alemanha, que contava com os campeões mundiais de 1974: Berti Vogts,  Ulrich Hoeness, Juup Heynckes, e Rainer Bonhof. A decepção foi muito, mas muito grande... Após a equipe conseguir segurar um 0 – 0 sofrido na Alemanha, a equipe foi destroçada jogando em casa em pleno Diekman Stadion perdendo por INEXPLICÁVEIS 5 – 1 para os Alemães...

Momentos Difíceis.
Depois do vice-campeonato da Copa UEFA, a equipe apenas conquista uma KNVB-Beker na temporada 1976/77. O FC Twente não consegue se manter no mesmo nível que os grandes holandeses e novamente as dívidas voltam a atormentar o clube, ate o clube ser rebaixado para a Eerste Divisie (2° divisão) na temporada 1981/82

O Retorno a Elite do Futebol Holandês!
Com a presença do antigo ídolo “Mr. FC Twente” Epi Drost  e do técnico Fritz Korbach, a equipe de Enschede consegue o retorno para a Eredivisie logo na próxima temporada (1982/83). No entanto o time não consegue sair das posições inferiores da tabela. Ate 1986 quando Fritz Korbach é demitido e da lugar a Theo Vonk e em parceria com Kees Rijvers que volta a comandar a equipe. Novamente sobre o comando de Rijvers o FC Twente volta a subir e alcança o 3° lugar na temporada 1987/88.
Na década de 90, Theo Vonk apenas manteve o clube na primeira divisão com jogadores que fizeram sucesso no clube com Paul Bosvelt e Prince Polley, mas somente com a chegada do Alemão Hans Meyer que o FC Twente se moderniza, a equipe volta para Copa UEFA (1997/98) e no ano de 1998 deixa o antigo Diekman Stadion para trás e vai para o novo Arke Stadion (Hoje De Grolsch Veste), que tem capacidade para 30 mil lugares.

As dividas voltam a atrapalhar.
Hans Meyer deixa o clube em 2000, para a chegada de outro antigo ídolo Fred Rutten que jogou toda a carreira no FC Twente  de 1979 até 1992. Rutten contava com jogadores de peso no elenco, como o goleiro Sander Boschker (que jogou quase toda a carreira no FC Twente, exceto em 2003 quando foi para o Ajax e retornou no mesmo ano) e o atacante Jan Vennegoor of Hesselink, os Tukkers voltam a vencer uma KNVB-Beker em 2001 derrotando nos pênaltis o PSV!
Mas as dividas voltam a perseguir o clube, fazendo com que o clube quase vá à falência em 2003, no mesmo ano o FC Twente quase foi comprado por um ex-jogador do clube. O clube sofreu com dividas até meados de 2006/07.

Surge a esperança!
Mesmo com dividas até o pescoço, o ano de 2003 também trouxe algumas raras coisas boas para o FC Twente. Foi neste ano que o maior artilheiro da historia clube com 114 gols Blaise Nkufo! Seus gols deram reanimaram os torcedores e aos poucos foram reerguendo o clube.

Fase de Conquistas!
Em 2008 Fred Rutten deixa o time. E em Junho do mesmo ano Steve McClaren assume o cargo de treinador do FC Twente. E com a chegada de McClaren o Twente a sua melhor fase!  Logo na primeira temporada sob o comando do treinador inglês, o FC Twente ficou em 2° lugar na Liga Holandesa e venceu a KNVB-Beker de 2009.
Um ano depois, no dia 02 de Maio de 2010 o FC Twente consegue o 1° titulo de campeão Holandes de sua historia, como principais heróis desta conquista Bryan Ruiz, Theo Janssen, Wout Brama, Douglas, Blaise N'kufo, Cheik Tioté.



Ainda com Steve McClaren a frente da equipe, o FC Twente também realizou algumas de suas pequenas façanhas, como chegar os play-offs da UEFA Europa League contra o Arsenal. E pela primeira vez em 30 anos o FC Twente chegou à segunda fase da UEFA Europa League depois de jogos contra Schalke 04 e Manchester City. Após o sucesso, Steve McClaren transferiu-se para o Vlf Wolfsburg da Alemanha.
Em 23 de Maio de 2010, o ex-goleiro Belga Michel Preud’homme assume o cargo de treinador do FC Twente no lugar da lenda Steve McClaren.
Com Preud’homme o FC Twente conseguiu excelentes resultados!
Em 31 de Julho de 2010, Preud’homme conquista seu primeiro titulo com FC Twente! Ajax 0 – 1 FC Twente em jogo valido pela Johan Cruijff Schaal. E não demorou muito para o FC Twente conquistar mais um titulo sob o comando do Belga, no dia 8 de Maio de 2011, o FC Twente derrota o Ajax por 3 – 2 na prorrogação e conquista a KNVB-Beker.
E uma semana depois, outra decisão de campeonato envolvendo esses dois times. Ultima rodada da Eredivisie, um empate e o FC Twente seria campeão Holandês na casa do Ajax, que era 2° colocado e apenas a vitória interessava. No entanto o Ajax venceu a partida por 3 – 1 e sagrou-se campeão Holandês da temporada 2010/11.
Logo após o sucesso com o FC Twente, Michel Preud’homme recebeu uma proposta irrecusável de um clube da Arabia Saudita e então ele se transferiu para o Al-Shabbab Riyadh.

Atualidade.
Em 20 de Junho de 2011, o FC Twente anunciou Co Adriaanse como novo técnico da equipe para o lugar que fora deixado vago por Preud'homme. E com pouco mais de um mês sob o comando de Adriaanse, mais precisamente no dia 30 de Julho de 2011, o FC Twente derrota o Ajax por 2  –  1 e conquista o Johan Cruijff Schaal, com gols de Bryan Ruiz e Marc Janko (pen.), Alderweireld descontou para o Ajax.
Entretanto, Adriaanse não permaneceu por muito tempo em Enschede, devido a alguns maus resultados e um "decepcionante" 3° lugar na Eredivisie 2011/12, o clube decidiu demiti-lo no final do ano de 2011.
No dia 05 de Janeiro de 2012, O Retorno da Lenda Steve McClaren estava confirmado! Porém, mesmo com o ídolo treinando o time, o FC Twente termina a temporada 2011/12 com um amargo sexto lugar. Os destaques da equipe da ultima temporada foram o artilheiro Luuk de Jong, a jovem revelação Ola John e o meia Belga Nacer Chadli.